Entrar no Be-a-Byte

Seu Apelido
Senha

 

Como usar o player de vídeo do Be-a-Byte?


Olá, caro(a) aluno(a),

Este texto foi escrito para ajudá-lo a assistir às aulas do Be-a-Byte com o nosso Player (o programa que nós usamos aqui no site). Preste bastante atenção a todos os detalhes deste texto e você aprenderá tudo que é necessário saber sobre tocar os nossos vídeos.

Quando você entra em alguma página que contenha vídeo, surgirá esta área...


Figura 1 - área de vídeo

Se você acionar 1 clique (com o seu mouse) nesta área (em qualquer lugar dela, não precisa ser necessariamente na “bolinha” central), o vídeo automaticamente começará a tocar, como mostrado na figura a seguir:


Figura 2 - Vídeo "tocando" - note a barra de controle embaixo

Sempre que o vídeo começa a tocar, a barra de controle é apresentada na parte inferior do vídeo. Ele é composta por alguns botões e áreas interessantes. Vamos conhecê-los agora... Note: se quiser acompanhar a leitura deste material e testar, ao mesmo tempo, o que você está aprendento, vá lá embaixo, onde há um exemplo da aula, e teste todos os recursos!

Na figura a seguir, vemos um detalhe da barra de controle:


Figura 3 - A Barra de Controle do Vídeo

Vamos agora estudar todos os componentes da barra separadamente! LEIA TUDO, amigo aluno, para você dominar estar ferramenta!

1) Botão Play / Pause

Este primeiro botão serve para dar PLAY (tocar o vídeo) ou dar PAUSE (pausá-lo). Assim que você inicia o vídeo (e enquanto ele permanecer tocando), o botão apresentado será o botão de PAUSE (Pausa).


Figura 4 - Botão de Pausa - um clique para pausar o vídeo

LEMBRE-SE: o botão de Pausa aparece QUANDO O VÍDEO está tocando. Para Pausar o vídeo, basta dar um clique neste botão.

Veja, na figura a seguir, como fica o vídeo em pausa (aparece a “bolinha” de Play no centro do vídeo).


Figura 5 - Vídeo em Pausa (note a bolinha no centro do meu rosto)

Quando o vídeo está em pausa (ou seja, está “parado”, sem tocar), o botão de pausa é substituído pelo botão PLAY (tocar). O botão play tem o formado de uma seta apontando para a direita.


Figura 6 - Botão PLAY (tocar) - um clique nele e o vídeo volta a tocar

LEMBRE-SE: o botão PLAY (tocar) aparece quando o vídeo está em pausa. Para voltar a tocar o filme, basta dar um clique neste botão!

DICA: também é possível dar PLAY ou PAUSE (tocar ou pausar o vídeo) clicando em qualquer lugar na área do vídeo - tente isso!

2) Barra de Progresso do Vídeo

O próximo item da Barra de Controle é a barra de progresso - é uma espécie de “régua” que mostra o tamanho do vídeo (tempo de duração) e em que ponto do vídeo estamos localizados naquele momento.


Figura 7 - A Barra de Progresso

A Barra de Progresso pode ser dividida em 3 partes diferentes, como mostrado na figura a seguir:


Figura 8 - As três partes da Barra de Progresso

A) BOTÃO DE CONTROLE: Ele indica a posição atual do vídeo (ou seja, ele indica que parte do vídeo está sendo assistida neste momento). À medida que o vídeo vai tocando, este botão vai “andando” para a direita. Se você CLICAR E ARRASTAR esse botão poderá AVANÇAR ou VOLTAR para qualquer posição do vídeo.

B) VÍDEO JÁ BAIXADO: a parte azul da barra de progresso indica a quantidade do vídeo que já foi trazida para seu computador. Essa parte azul vai aumentando (crescendo) enquanto o vídeo é trazido para o seu micro.

C) VÍDEO AINDA NÃO BAIXADO: a parte preta da barra de progressos indica a quantidade de vídeo que ainda falta ser trazida para o seu computador. Essa barra vai diminuindo (sumindo) enquanto o vídeo é trazido para o seu micro.

EXPLICANDO: quando você inicia o PLAY em um vídeo do Be-a-Byte, este vídeo é copiado para o seu computador enquanto é tocado. Sim! O vídeo é “tocado” e “gravado” (ou “baixado” como chamamos) no seu computador ao mesmo tempo!

Na verdade, para ser “tocado”, ele tem que ter sido, primeiro, trazido (baixado) para o seu computador. Se sua internet é lenta, a velocidade de trazer o vídeo é pequena, logo, essa parte azul não cresce muito rápido.

Então, se o seu vídeo parar de ser baixado ou se enquanto você assiste à aula, o botão de controle atinge um ponto em que não há mais vídeo baixado, a aula vai parar! Se isto acontecer, Dê uma PAUSA, espere a barra azul crescer mais um pouco e dê PLAY novamente.

Vejamos alguns exemplos:

Figura 9 - Vídeo tocando no Início, mas já carregou (baixou) quase METADE dele!

Figura 10 - Vídeo tocando quase na metade, mas já carregou muito mais à frente dele

Figura 11 - O vídeo já foi todo trazido (baixado) e está tocando mais ou menos na metade

NÃO ESQUEÇA DISSO:

  1. A Posição do BOTÃO DE CONTROLE indica ONDE O VÍDEO ESTÁ AGORA.
  2. A Barra AZUL indica QUANTO, daquele vídeo, JÁ FOI TRAZIDO para o seu micro.
  3. O vídeo só pode TOCAR se houver barra AZUL à frente do Botão.
  4. Se não houver barra AZUL à frente do BOTÃO, é sinal de que não há mais vídeo já trazido. A aula vai parar! Dê uma pausa, espere baixar mais, depois acione PLAY.

3) Indicador de Tempo

Este simples “mostrador” indica ONDE ESTAMOS (em minutos e segundos) e QUAL A DURAÇÃO TOTAL DO VÍDEO. Só isso! No exemplo abaixo, pode-se verificar que o vídeo inteiro tem 25 minutos e 11 segundos de duração e que já estamos assistindo aos 10 minutos e 31 segundos (esta é nossa posição atual).

Figura 12 - Indicador de Tempo (Atual / Total)

4) Botão Som  / Mudo

Este botão indica COMO está o SOM do programa. Um clique neste botão e você alterna entre o modo SOM (o vídeo vai emitir a voz do professor) e o modo MUDO (em que só se poderá ver as imagens - o som NÃO sairá).


Figura 13 - Botão SOM (deste modo, o vídeo TEM SOM)

Figura 14 - Botão som MUDO (deste modo, o vídeo NÃO TEM SOM)

5) Controle de Volume

Caso você esteja achando o som muito baixo ou muito alto, poderá controlar o volume da sua caixa de som (aí no seu computador) e, poderá também controlar o volume aqui, no nosso próprio programa, através desta barra.

Para controlar, basta CLICAR E ARRASTAR o botão redondo para a posição desejada

Figura 15 - Controle de volume na posição MÉDIA

Figura 16 - Controle de volume na posição MÁXIMA

6) Botão Tela Cheia

Este botão serve para ampliar a tela do vídeo (de forma que o vídeo tome a tela toda do computador).


Figura 17 - Botão Tela Cheia

Figura 18 - Vídeo em Tela Cheia (note a barra de controle lá embaixo)

Se você quiser voltar a assistir ao vídeo em tela normal (sem tela cheia), basta CLICAR no botão Fechar Tela Cheia, mostrado a seguir:


Figura 19 - Botão FECHAR Tela Cheia

Aviso: em alguns computadores, o modo TELA CHEIA pode ser muito “pesado”, tornando difícil assistir ao vídeo (vídeo “travando”, vídeo “soluçando”)... Se isto acontecer, assista ao vídeo em seu tamanho normal.

7) Botão Legenda

Para aqueles que querem assistir às nossas aulas mas têm dificuldades auditivas, o Be-a-Byte já está preparando a versão de suas aulas com LEGENDA (textos que acompanham o vídeo).

É fácil reconhecer um vídeo que possua legenda aqui no site. Na extremidade inferior direita do vídeo haverá um pequeno botão “LG”. Caso haja legendas no vídeo, elas são automáticas (aparecem naturalmente quando se aciona PLAY no vídeo).


Figura 20 - Botão LEGENDA (legendas ATIVADAS)

Se as legendas estiverem te atrapalhando naquele vídeo, (por qualquer motivo), ou se você quer assistir a uma parte do vídeo sem elas, basta CLICAR no botão LG... As letras LG ficarão VERMELHAS. Isso significa que as legendas estão desativadas (não aparecerão no vídeo).


Figura 21 - Botão LEGENDA (legendas DESATIVADAS)

A qualquer momento, você poderá ATIVAR ou DESATIVAR as legendas! É super fácil! É SÓ CLICAR NO BOTÃO LG!!!

Vídeo explicativo (e de exemplo)

Para Finalizar

Espero que você aproveite o Be-a-Byte ao máximo! Qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou mesmo contato de parceria, escreva para [email protected]

Be-a-Byte - Inclusão Total © 2011 - Todos os direitos reservados.